Jogatina.com
22951 jogadores nas salas

Entrar ou Cadastrar-se com

ou

Entrar com login Jogatina

Outros Jogos de Paciência

Como tudo que faz sucesso, o jogo clássico de paciência deu origem a inúmeras versões derivadas, adaptadas e diferentes. Algumas, inclusive, guardam pouquíssimas semelhanças com a original. Isso gerou algumas desvantagens, como a falta de padronização e a incrível diversidade de regras. Há jogos que mudam apenas o visual e a disposição de cartas, já outros alteram a forma de jogar. De fato, o único aspecto que é preservado é o objetivo final: acabar com as cartas. Descubra as versões mais conhecidas e suas diferenças:

Jogo de Paciência Sequência Rápida

Paciência com adversário! As partidas são disputas no sistema de um contra a um (também chamado de mano a mano). A regra é bem simples: os dois jogadores devem colocar cartas consecutivas, menores ou maiores do que as que estão na mesa. Isso da forma mais rápida possível. Vence aquele que acabar com as cartas antes. Em alguns lugares, essa variação também é chamada de “Speed”, pois exige reflexos rápidos e velocidade de raciocínio.

Paciência Pyramid

A formação das cartas em pirâmide é o que dá nome a esta variação. Assim como os antigos egípcios, que deixaram sua marca na história com a contrução desses monumentos, é necessário ter uma mente matemática. Para acabar com as cartas da pirâmide - objetivo do jogo - é necessário que a carta virada do monte, somada a uma das cartas piramidais, atinga o número de 13. Isso significa que cálculos de adição devem ser feitos a todo momento. Uma dica: só é permitido retirar as cartas inteiramente visíveis.

Paciência Spider II

Quando as pessoas cansaram de ter apenas uma opção de paciência instalada no computador, lá nos anos 90, a solução encontrada foi desenvolver uma variação mais rápida e com diferentes níveis de dificuldade: a Paciência Spider II.Assim como na tradicional, o objetivo é ordenar as cartas em sequência. Porém, na versão Spider II, as formações vão de K a Às e são sempre do mesmo naipe (e não mais em cores intercaladas).

Flower Solitaire

No Flower Solitaire, a mudança é muito mais estética do que nas regras. As cartas devem ser colocadas em ordem, do Ás ao K, em 4 pilhas. Contudo, o visual é radicalmente diferente, assim como o desenrolar da partida: desde o começo, todas as cartas já estão viradas. Mas, só será possível usar uma quando a da frente já tiver sido colocada no seu devido lugar. Assim, temos um verdadeiro quebra-cabeça, no qual cada movimento deve ser bem pensado e cada mexida mal feita pode atrapalhar o caminho para a vitória.

Golf Solitaire

O Golf Solitaire é um muito parecido com a versão Sequência Rápida, já que é necessário colocar as cartas abertas em cima da carta virada do monte, seja em ordem crescente ou descrescente. Porém, as partidas são disputadas individualmente e em sistema “contra o relógio”, isto é, o jogador tem um tempo limite máximo para usar tudo que conseguir. A pontuação é contada após o fim do tempo (que geralmente é de 10 minutos).

Paciência Crescente

Provavalmente a versão mais difícil, indicada apenas para jogadores muito experientes. São 8 áreas para formação das sequências (o dobro do normal) e apenas 3 chances de redistribuir as cartas já abertas na mesa. Para tornar o desafio ainda mais complexo, a ordem das sequências é duplas: elas podem ser formadas tanto do Ás ao K quanto do K ao Ás. Em termos matemáticos, isso significa que as possibilidades de encaixe incorreto dobram. Assim como no xadrez, cada movimento exige um bom tempo de reflexão!