Jogatina.com
21820 Jogadores nas salas

O jogo de Sinuca foi descontinuado no site.

Aproveite para conhecer nosso aplicativo de Sinuca disponível para iPhone e iPad!

Sinuca Online: dicas e conselhos

Sinuca Online, saiba como jogar

Você sabe que qualquer conhecimento sobre o jogo contribuirá para tornar você um melhor jogador? Se você souber como é uma feita uma mesa ou quais são os materiais usados nas bolas, você terá uma noção mais precisa da dinâmica do jogo e de qual estratégia usar. Afinal, informação e conhecimento nunca é demais não acha? Descubra as características das mesas, bolas e tacos!

Mesa de sinuca

  • De acordo com as regras estabelecidas no Brasil, a mesa indicada para a prática de sinuca deve medir 2,84m x 1,42m. Em relação à altura, não há qualquer determinação, mas obviamente ela não pode ser muito elevada, já que isso prejudicaria a posição dos atletas. As mesas são retangulares, com 6 buracos: um em cada canto e dois centralizados.
  • Também não existe nenhuma proibição relativa à cor do pano, embora este geralmente seja verde ou azul, mas é possível encontrar panos nas cores amarelas, rosas, cinza, etc. Logicamente, a cor da mesa não interfere no desempenho. No Jogatina, você tem seis opções de cores! E tenha cuidado: jogadores clássicos costumam ser rigorosos e detalhistas.
  • O nivelamento da mesa é um ponto essencial para a prática adequada desse esporte. Qualquer desnível, por menor que seja, afeta drasticamente o desenrolar do jogo, já que a movimentação das bolas será alterada. Por isso, as mesas devem ser tratadas com muito cuidado, e o piso também deve ser nivelado. Felizmente, no bilhar online do Jogatina.com não existe esse perigo: o nivelamento é sempre perfeito!
  • Antigamente, era comum ouvir os jogadores mais experientes dizerem que a mesa ideal era feita de lousa inglesa. No entanto, atualmente não é mais necessário apelar para as mesas importadas, já que a madeira maciça nacional é conhecida pela boa qualidade. Outra preocupação natural dos jogadores é a tabela lateral da mesa, que recebe o impacto constante das bolas. Neste caso, uma borracha elástica e resistente é suficiente, desde que seja bem cuidada.

Contudo, você já sabe o que uma mesa precisa ter, como são feitas as bolas, mas e os tacos? Como escolher tacos adequados para você? Não se preocupe, leia abaixo e descubra o que um bom taco precisa ter!

Bolas de sinuca

  • No século passado, quando a atividade de acertar bolas em um buraco por meio de tacadas era um jogo restrito ao universo de clubes e bares europeus, as bolas eram feitas de marfim. Pela suas características, que aliam densidade e resistência à elasticidade esse material era considerado indispensável.
  • No entanto, com o passar dos anos e o progresso técnico, o marfim foi substituído por outras opções. Dentre eles destacam-se as bolas de plástico manipulado ou de poliéster, assim como as de acrílico. Para os jogadores profissionais, porém, as bolas devem ser esferas perfeitas, sem nenhum desajuste.

Mas de que servem as bolas sem um lugar para colocá-las? Sem mesa, não há jogo. Por isso, ter uma boa mesa, nivelada, em bom estado, é fundamental para praticar esse esporte!

Tacos de sinuca

  • O taco está para o sinuqueiro como a chuteira está para o jogador de futebol. É o instrumento de trabalho, a extensão do braço e o fio condutor dos erros e acertos do jogador. Tacos são feitos de madeira, como pau-brasil e pau-ferro, com um comprimento aproximado de 1,50m.
  • Diversas variáveis impactam na escolha dos tacos: o aspecto visual, acabamento, qualidade da madeira (seca, macia, velha, nova, etc.), diâmetro e estrutura. Alguns profissionais do esporte, por exemplo, preferem tacos desmontáveis, de rosca, que podem ser facilmente transportados. Para outros, no entanto, esse tipo de instrumento não garante a firmeza no contato com a bola.
  • Por último, lembre-se de dedicar atenção especial a virola, que é a ponta borrachuda do taco, que deve ter aproximadamente 10mm para garantir a cadência e precisão das suas tacadas! De nada adianta ter um bom taco com uma virola de má qualidade. Por outro lado, um taco mediocre, com uma boa virola pode fazer milagres!

Agora que você já adquiriu conhecimento sobre as características físicas do jogo, com informações sobre a mesas, bolas e tacos, que tal tentar passar da teoria da prática? Jogue sinuca online agora!

Lembre-se: no começo você vai pode até perder alguns confrontos, mas com treino e prática, seu jogo ficará afiado e você poderá dizer pra todo mundo que joga sinuca grátis todo dia! Vamos lá, aproveite!