Jogatina.com
9816 jogadores nas salas

Entrar ou Cadastrar-se com

ou

Entrar com login Jogatina

Buraco online: dicas e conselhos

Buraco Online, saiba como jogar

Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam tão bem, não é? Isso é natural. Todo jogo tem suas astúcias, suas particularidades, que só aprendemos com o tempo. Para facilitar sua vida, preparamos esta página com dicas e conselhos, na qual você vai conhecer os diferentes tipos de canastra, a importância do lixo e como usá-lo de forma eficiente, como descartar sem ajudar o adversário e até o que fazer se tiver muitos curingas na mão, entre outras coisas! Tudo para você aperfeiçoar seu jogo e sentir o sabor da vitória no jogo de buraco (também conhecido como canastra)!

Os diferentes tipos de canastra

Os tipos de canastra

Existem quatro tipos de canastra no Jogatina: a suja, a limpa, a de quinhentos e a real.

  • Canastra suja: é uma sequência simples, com sete cartas ou mais, entre as quais um curinga. Vale 100 pontos.
  • Canastra limpa: é uma sequência simples, com sete cartas ou mais, sem curinga. Vale 200 pontos.
  • Canastra de quinhentos: é uma extensão da limpa, mas vai do 2 ao Ás, em sequência de 13 cartas. Como o nome indica, vale 500 pontos.
  • Canastra real: é formada por 14 cartas, em sequência, do Ás ao Ás. Por ser uma extremamente difícil de fazer, vale 1000 pontos.

É melhor fazer canastras sujas ou esperar e fazer canastras limpas?

Canastras sujas

Um dilema comum entre os jogadores é saber o momento certo de sujar uma sequência. Para alguns, o ideal é preservar sequências limpas até o limite e só sujar quando necessário. Para outros, o importante é baixar jogos e aumentar a possibilidade de canastras, sejam elas limpas ou sujas. No fim das contas, o comportamento dependerá da estratégia. Portanto, seguem algumas dicas podem ajudar você a definir a sua postura:

  • Não suje sequências nas primeiras rodadas. Espere quatro ou cinco rodadas antes de baixar seus curingas. Dessa forma, você não mostra a força da sua mão e ainda confunde o adversário.
  • Uma canastra suja só se tornará limpa se você usar um curinga do mesmo naipe da sequência. Por outro lado, uma canastra limpa pode virar uma de quinhentos ou até real. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição.
  • No Buraco Aberto e no STBL, você só pode bater se tiver canastra limpa. Então, vale a pena esperar mais. No Fechado, você pode sujar sem se preocupar.

A importância do curinga

Importância do curinga

Dizem que um jogador sem curinga na mão é como planta sem água, peixe sem mar, Romeu sem Julieta e Erasmo sem Roberto. Sem joker, você dificilmente vencerá uma partida. Mas se tiver muitos curingas na mão, sua vitória será bem mais fácil. Logo, é importante saber como usar seu curinga para chegar a vitória mais rapidamente!

Além do joker, a carta número "2" também é usada como curinga. Assim, além dos quatro jokers (dois por baralho), existem mais oito curingas em uma partida. Ou seja, é fundamental que o jogador saiba como usar essa carta, que pode ser decisiva para pegar o morto, fazer uma canastra ou bater e encerrar a partida. Para certos jogadores, a má utilização do curinga é um erro grave.

Como usar o curinga de forma eficiente

  • O curinga é a carta mais poderosa
  • Sempre tenha um curinga de reserva. Dessa forma, você terá um trunfo na manga para momentos de dificuldade.
  • Use, preferencialmente, o curinga para fazer canastras ou descer novos jogos.
  • Nunca baixe seus curingas na primeira rodada. Espere duas ou três voltas, veja o que seus adversários e seu parceiro estão fazendo. Assim, você fará um uso eficiente dessa carta.
  • Evite descer jogos curingados de apenas três cartas, exceto quando for bater. Esses jogos terão pouca utilidade e atrapalharão suas possibilidades.
  • Quando o curinga for uma carta "2", tente colocá-la em sequências do mesmo naipe. O ideal é que seja uma sequência até, no máximo, a carta "8", para que você possa limpá-la rapidamente.
  • Na dúvida sobre onde inserir o curinga, sempre tente fazer uma canastra.
  • Nunca descarte um curinga gratuitamente. Essa carta será, com certeza, aproveitada pelo seu adversário. Porém, em algumas situações, é possível que esse descarte seja necessário.

Posso descartar o curinga?

Curinga no lixo

Se o curinga é uma carta que pode ser encaixada em qualquer combinação, é óbvio que você fará de tudo para não dar esse poder para seu adversário, não é? Porém, quem joga regularmente sabe que algumas vezes o descarte do curinga é a única opção possível. São situações bem específicas, portanto, esteja preparado para elas:

  • Em jogos que só é permitido bater com canastra limpa (Aberto e STBL), se você estiver prestes a bater e só tiver canastras sujas, o curinga terá pouca utilidade. Neste caso, o descarte será sua única opção. Uma dica: evite ficar nessa situação, não suje tudo no começo!!
  • A dupla adversária tem uma vantagem considerável de pontos e você está com vários curingas e prestes a bater. No entanto, a batida não será suficiente para virar o placar. Pode ser que o descarte do curinga seja a melhor opção, mas somente quando feito com muito cuidado. O descarte mal feito pode dar ainda mais pontos para os oponentes.
  • Em raríssimas ocasiões (se todos os seus jogos já estiverem curingados, por exemplo), pode ser que você tenha que descartar o curinga para pegar o morto. Mesmo assim, pense bem antes de fazer isso. Lembre-se que se você tem muitos curingas, dificilmente achará mais no morto.

Tenho muitos curingas na mão, o que fazer?

O que fazer com muitas cartas na mão

Só de pensar, parece um sonho: logo de cara, você recebe vários curingas. É verdade que você terá mais facilidade que os outros jogadores, inclusive porque se você tem muitos curingas, eles têm poucos. Mesmo assim, a abundância desse tipo de carta pode ser prejudicial, principalmente se você for afobado. Por isso, sugerimos duas posturas que você pode adotar quando tiver a felicidade de receber muitas cartas desse tipo.

  • Compre o lixo sempre que puder. Com mais cartas, você fará mais combinações e poderá baixar um volume maior de jogos. Só que o ideal é descer seus curingas pouco a pouco, para não revelar sua estratégia aos oponentes.
  • Baixar todos os jogos curingados que conseguir. Esse comportamento é usado na posição de facilitador, isto é, quando quiser ajudar seu parceiro a bater rapidamente. Dessa forma, ele terá mais opções para descer cartas.

Você pode variar o comportamento, seja para confundir seu oponente, seja para se adaptar a situações inesperadas. E não se esqueça da regra de ouro: guarde sempre um curinga de reserva!

Sabe algum outro uso do curinga? Tem outra sugestão? Conte pra gente!

O lixo no buraco

Lixo cheio

O lixo é composto por cartas que já estiveram na mão de algum jogador e não foram aproveitadas. Essas cartas circulam livremente até serem compradas. Para os jogadores mais experientes, o domínio e a posse do lixo é o caminho mais seguro para ter o controle da dinâmica do jogo.

Então, quando estiver em uma partida de buraco online, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Quem compra o lixo tem mais volume de jogo, já que quanto mais cartas tiver em mãos, mais jogos poderá fazer.
  • No lixo, compra uma, duas, três ou até mais em uma única rodada. No monte você só compra uma carta por vez.
  • Ao comprar o lixo, você limita o jogo do adversário, que só poderá comprar uma carta.
  • Quando pegar o morto, tente pegar o lixo assim que puder.
  • Nunca deixe passar um lixo com duas cartas ou mais de valor próximo e do mesmo naipe. Um lixo com cartas que sirvam ao adversário também devem ser compradas.

Comprar ou não comprar do lixo?

O lixo é uma fonte inesgotável de cartas durante a partida. Ao contrário do monte, de onde você só consegue comprar uma carta por rodada, no lixo você compra uma, duas ou mais de uma só vez. Assim, entre os jogadores mais experientes, o lixo é visto como o centro de gravidade, a força motora de todas as ações.

Por isso, é importante ter o controle sobre as cartas que passam por ali e a melhor forma de fazer isso é descartando suas cartas com atenção e memória.

Lembre-se que as normas sobre o uso do lixo são diferentes em cada modalidade. No Fechado, por exemplo, o lixo só pode ser comprado se for usado imediatamente. Não conhece ou não lembra as diferentes regras? Não tem problema! Clique aqui

Como jogar fora uma carta sem risco

Descartando cartas no jogo

A regra é simples: descarte apenas cartas sobre as quais você tem alguma controle. Isso significa que você deve ter muita atenção e tranquilidade antes de jogar uma carta fora, porque um descarte mal feito pode ter um potencial devastador.

  • Jogue fora uma carta que seu adversário já tenha usado em uma canastra ou em uma combinação já baixada.
  • Evite descartar "7" e "8", as chamadas "cartas de meio", que podem ser usadas em jogos de cartas altas e baixas. O mesmo se aplica ao "9" e ao "10".
  • Quando não souber que descarte fazer, prefira as cartas altas ("J", "Q","K"). As cartas baixas ("3", "4", "5") são mais valiosas, pois podem ajudar a limpar uma canastra suja.
  • Não jogue fora cartas que formem a quinta, sexta ou sétima carta de uma sequência do adversário
  • Quando for possível, jogue fora a última carta descartada pelo jogador à sua esquerda.
  • O potencial negativo de uma carta recém comprada do monte no lixo é imenso. Espere pelo menos uma rodada antes de descartar essa carta.

Um erro comum é descartar uma carta isolada, sem nenhuma função para seu objetivo final. Mas tenha cuidado, essas são as cartas mais valiosas para seu adversário. Pense bem: se você não tem nada para fazer com essa carta, alguém tem. É provável que seja seu adversário.

O que devo observar antes de fazer o descarte?

As dicas acima contribuirão para evitar que você faça um descarte perigoso. Mesmo assim, é recomendado que você fique atento a movimentação dos outros jogadores durante toda a partida. As informações que você colher antes também serão usadas na hora do descarte. Por isso, quando estiver jogando, tente observar as seguintes ações:

  • Os jogos na mesa (seus e dos seus oponentes).
  • Cartas que passaram pelo lixo.
  • Cartas compradas previamente pelo seu parceiro.
  • Cartas adquiridas pelos seus adversários.
  • Comportamento dos outros jogadores em relação ao lixo.

Os 7 mandamentos do buraqueiro

A gente sabe que você gosta de desafios e adora o buraco online. E foi pensando em você que nossa equipe preparou uma lista com os 7 mandamentos - mesmo número de cartas necessárias para fazer uma canastra - que todo jogador deve conhecer. É uma boa maneira de aperfeiçoar seu talento e tornar sua experiência ainda mais prazerosa. Aproveite!

  1. Espírito de equipe. Não seja individualista, lembre-se que do outro lado da mesa seu parceiro também deseja a vitória. Seja generoso e solidário no seu jogo. "Não pense no que seu parceiro pode fazer por você, e sim no que você pode fazer por ele".
  2. Rapidez mental. Nem todas as rodadas acontecem como previsto. Por isso, esteja pronto para adaptar seu jogo ao inesperado e tenha sempre mais de uma jogada prevista. "O inesperado só favorece as mentes preparadas".
  3. Memória treinada. Treine sua memória para saber as cartas que já passaram pelo lixo, os naipes que seu parceiro de jogo está comprando ou as cartas que seus adversários têm em mãos. Tente lembrar o máximo de informações possíveis. "Informação é poder".
  4. Equilíbrio emocional. Se estiver perdendo, não se desespere. Se estiver vencendo, não se empolgue. Quando tiver cartas ruins na mão, espere. Quando tiver cartas boas, fique tranquilo. Um bom jogador mantém a serenidade em todas as situações. "O equilíbrio emocional permite apreciar e entender o significado de cada situação, seja ela adversa ou favorável".
  5. Atenção. Não se desconcentre, os erros mais comuns nascem da desatenção. Fique atento, observe bem o jogo, mantenha o foco. "Nos jogos de cartas, a desatenção é a moldura da derrota".
  6. Respeito ao adversário. Seja educado, gentil e honesto. O adversário não é seu inimigo. Um comportamento ético é qualidade essencial para qualquer jogador. "Sempre é mais valioso ter o respeito que a admiração das pessoas".
  7. Entusiasmo. Estamos falando de um jogo social, no qual os participantes interagem constantemente. Se você estiver negativo, trará cartas e opções negativas. Jogue sempre com entusiasmo, leveza e descontração. "O entusiasmo é a maior força da alma. Sem ele, jamais conseguirás o que desejas".

Você costuma seguir esses mandamentos? Acha que está faltando algum? Conte pra gente!

Agora que você já conhece nossas dicas e conselhos, segue uma última recomendação: só melhora quem treina. Por isso, jogue muitas partidas e ponha em prática o que aprendeu.