Jogatina.com
3620 jogadores nas salas
ou

Entrar com login Jogatina

Jogo de Truco Paulista Online

Avaliações para esse jogo:

Comente!

Origem

A variação de Truco Paulista é, sem dúvida, a mais popular do país. Apesar de ser possível identificar a chegada da atividade no Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos, no começo do século XX, pouco se sabe sobre a invenção desta versão. Segundo historiadores, as regras oficiais foram estabelecidas em 1983, após a realização de uma pesquisa com truqueiros de todo o país. Desde então, essa atividade lúdica se tornou parte da cultura brasileira, alegrando dias e noites nos lares mais distantes do nosso imenso país.

O baralho e a sequência das cartas

Quando for jogar Truco Paulista, você usará um baralho convencional, mas sem cartas 8, 9, 10 e Joker, somando 40 no total. No entanto, a força das cartas é determinada por uma ordem que não segue a sequência natural dos valores. Abaixo você verá um lembrete da sequência, mas uma dica é lembrar que a contagem começa no 4 e que a Dama é mais fraca que o Valete. A ordem de força, da menor para a maior é:

4,5,6,7,Q,J,K,A,2,3

Manilhas: atenção e rapidez mental

Neste jogo online, as manilhas fazem toda a diferença na hora de ver quem tem as cartas mais fortes. Isso acontece porque as manilhas são variáveis e exigem atenção e agilidade mental dos jogadores, que devem se adaptar às mudanças no decorrer da partida.

  • O mais importante é ficar de olho no vira, que determina a manilha da rodada. Muitas vezes, comemoramos um 3 na mão, mas se a vira for Q, a carta mais forte será o J.
  • Concentre-se. Se o vira for o 3, a manilha será o 4, que normalmente é a carta mais fraca. Não se confunda.
  • Use o vira a seu favor: mesmo não tendo a manilha, você pode fingir que tem, principalmente quando o vira for uma carta baixa. O adversário com cartas médias ficará em dúvida na hora de blefar.

Como sair na frente

Apesar de a estratégia ser algo pessoal, é possível seguir alguns truques para largar em posição de vantagem quando a mão começar. Quando for o primeiro jogador a falar, você tem duas opções, ambas com prós e contras:

  • Usar a carta mais forte, inclusive se for a manilha. Vencer a primeira rodada pode ser determinante caso haja empate nas outras, mas lembre-se que você ficará vulnerável nas rodadas seguintes e perderá seu principal trunfo.
  • Usar a carta mais fraca, para estimular o adversário a revelar a força do seu jogo. Assim, ele pode gastar uma carta forte e ficará fraco para as rodadas seguintes. Atenção: essa é uma estratégia ousada.

Posturas adequadas para a segunda rodada

Cada jogador tem agora duas cartas. Observe que a responsabilidade de arriscar aqui é de quem perdeu a primeira rodada: ou ele vence esta vez ou perde a mão. No entanto, pelas regras do truco online, o primeiro jogador a agir é aquele que venceu a primeira. Se você estiver nessa posição, siga uma das recomendações abaixo:

  • Jogue uma isca - uma carta média - que obrigará os demais jogadores a jogarem cartas fortes. Dessa forma, você ficará em posição confortável para a última rodada.
  • Jogue sua carta mais forte e termine logo com a mão. Alguns jogadores não gostam de dar chance ao adversário.
  • Trucar antes da primeira mão. Atenção: apesar de aumentar seus ganhos, essa estratégia é arriscada e pouco utilizada.

Terceira rodada, como matar o jogo

Novamente, o vencedor da rodada anterior ditará os rumos. O que todo mundo sabe é que a melhor posição neste momento é ser o último jogador a falar, já que este verá todas as cartas na mesa e poderá se aproveitar disso. No entanto, o primeiro jogador tem duas opções:

  • Ficar quieto e atuar normalmente. Se tiver uma carta baixa, pode esconder ela. Neste caso, o jogador estará deixando a responsabilidade do arremate final para o parceiro.
  • Atacar e trucar. Essa estratégia pode ser usada tanto se você tiver uma carta boa como uma carta ruim, já que por ser um momento decisivo do jogo, a tendência é que o adversário arrisque menos, a não ser que a diferença de pontos no placar seja muita grande.

Perguntas que você precisa fazer antes de aceitar um Truco!

  • Qual o placar da partida? Se a disputa acaba de começar, qualquer perda é facilmente recuperável. Por outro lado, se o placar já estiver elevado, um erro pode ser fatal.
  • Qual o comportamento do jogador que fez o pedido? É a primeira vez? Se já tiver feito, ele tinha cartas altas ou blefou?
  • Qual a posição do jogador? Se ele for o último a falar, as probabilidades dele estar trucando aumentam, mas ele também pode estar mais confiante das suas chances, visto que já observou as ações dos demais participantes. Se for o primeiro, é possível que ele tenha uma mão fraca e queira assustar os adversário.

Vídeo do Jogo

Jogo de Truco do Jogatina.com
Play

Avaliações do jogo

Truco Paulista Online
Jogo de truco paulista online
Comentar

226 votos dos usuários Jogatina

Veja abaixo a opinião dos usuários:


Jogue agora com milhares de pessoas. Crie sua conta grátis!