Jogo de Truco Paulista Online
Avaliações para esse jogo:
Comente!Origem
A variação de Truco Paulista é, sem dúvida, a mais popular do país. Apesar de ser possível identificar a chegada da atividade no Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos, no começo do século XX, pouco se sabe sobre a invenção desta versão. Segundo historiadores, as regras oficiais foram estabelecidas em 1983, após a realização de uma pesquisa com truqueiros de todo o país. Desde então, essa atividade lúdica se tornou parte da cultura brasileira, alegrando dias e noites nos lares mais distantes do nosso imenso país.
O baralho e a sequência das cartas
Quando for jogar Truco Paulista, você usará um baralho convencional, mas sem cartas 8, 9, 10 e Joker, somando 40 no total. No entanto, a força das cartas é determinada por uma ordem que não segue a sequência natural dos valores. Abaixo você verá um lembrete da sequência, mas uma dica é lembrar que a contagem começa no 4 e que a Dama é mais fraca que o Valete. A ordem de força, da menor para a maior é:
4,5,6,7,Q,J,K,A,2,3
Manilhas: atenção e rapidez mental
Neste jogo online, as manilhas fazem toda a diferença na hora de ver quem tem as cartas mais fortes. Isso acontece porque as manilhas são variáveis e exigem atenção e agilidade mental dos jogadores, que devem se adaptar às mudanças no decorrer da partida.
- O mais importante é ficar de olho no vira, que determina a manilha da rodada. Muitas vezes, comemoramos um 3 na mão, mas se a vira for Q, a carta mais forte será o J.
- Concentre-se. Se o vira for o 3, a manilha será o 4, que normalmente é a carta mais fraca. Não se confunda.
- Use o vira a seu favor: mesmo não tendo a manilha, você pode fingir que tem, principalmente quando o vira for uma carta baixa. O adversário com cartas médias ficará em dúvida na hora de blefar.
Como sair na frente
Apesar de a estratégia ser algo pessoal, é possível seguir alguns truques para largar em posição de vantagem quando a mão começar. Quando for o primeiro jogador a falar, você tem duas opções, ambas com prós e contras:
- Usar a carta mais forte, inclusive se for a manilha. Vencer a primeira rodada pode ser determinante caso haja empate nas outras, mas lembre-se que você ficará vulnerável nas rodadas seguintes e perderá seu principal trunfo.
- Usar a carta mais fraca, para estimular o adversário a revelar a força do seu jogo. Assim, ele pode gastar uma carta forte e ficará fraco para as rodadas seguintes. Atenção: essa é uma estratégia ousada.
Posturas adequadas para a segunda rodada
Cada jogador tem agora duas cartas. Observe que a responsabilidade de arriscar aqui é de quem perdeu a primeira rodada: ou ele vence esta vez ou perde a mão. No entanto, pelas regras do truco online, o primeiro jogador a agir é aquele que venceu a primeira. Se você estiver nessa posição, siga uma das recomendações abaixo:
- Jogue uma isca - uma carta média - que obrigará os demais jogadores a jogarem cartas fortes. Dessa forma, você ficará em posição confortável para a última rodada.
- Jogue sua carta mais forte e termine logo com a mão. Alguns jogadores não gostam de dar chance ao adversário.
- Trucar antes da primeira mão. Atenção: apesar de aumentar seus ganhos, essa estratégia é arriscada e pouco utilizada.
Terceira rodada, como matar o jogo
Novamente, o vencedor da rodada anterior ditará os rumos. O que todo mundo sabe é que a melhor posição neste momento é ser o último jogador a falar, já que este verá todas as cartas na mesa e poderá se aproveitar disso. No entanto, o primeiro jogador tem duas opções:
- Ficar quieto e atuar normalmente. Se tiver uma carta baixa, pode esconder ela. Neste caso, o jogador estará deixando a responsabilidade do arremate final para o parceiro.
- Atacar e trucar. Essa estratégia pode ser usada tanto se você tiver uma carta boa como uma carta ruim, já que por ser um momento decisivo do jogo, a tendência é que o adversário arrisque menos, a não ser que a diferença de pontos no placar seja muita grande.
Perguntas que você precisa fazer antes de aceitar um Truco!
- Qual o placar da partida? Se a disputa acaba de começar, qualquer perda é facilmente recuperável. Por outro lado, se o placar já estiver elevado, um erro pode ser fatal.
- Qual o comportamento do jogador que fez o pedido? É a primeira vez? Se já tiver feito, ele tinha cartas altas ou blefou?
- Qual a posição do jogador? Se ele for o último a falar, as probabilidades dele estar trucando aumentam, mas ele também pode estar mais confiante das suas chances, visto que já observou as ações dos demais participantes. Se for o primeiro, é possível que ele tenha uma mão fraca e queira assustar os adversário.