Jogatina.com
22394 jogadores nas salas
ou

Entrar com login Jogatina

Regras Como Jogar Truco Gaudério

Pode ser jogado com dois ou quatro jogadores.

No jogo com dois participantes, você jogará contra a única pessoa presente na mesa. A contagem de pontos é individual.

Quando há quatro participantes, duas duplas são formadas e uma dupla joga contra a outra. O seu parceiro de jogo será a pessoa que estiver posicionada exatamente acima de você na mesa de jogo, com o nome dentro de uma caixa da mesma cor que a sua.

Assim como o Truco Paulista, o Truco Gaudério é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto e ganha o jogo quem atingir o número total de pontos primeiro.

No Truco Gaudério ocorre uma disputa preliminar ao início de cada mão conhecida como Envido. Com o Envido, pode-se aumentar o valor da mão.

A distribuição das cartas é feita de forma automática e aleatória pelo nosso sistema, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe Jogatina.com neste processo.

Convenções

Definições

Pontos obtidos na disputa de Truco Gaudério

Pontos obtidos na disputa de Envido

Pontos obtidos na disputa de Flor

O Jogo

O jogo é disputado em mãos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. A mão é dividida em 3 rodadas. Em cada rodada, cada jogador coloca uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia.

Empate

Em caso de empate, o vencedor é definido da seguinte forma:

Quem chegar primeiro ao total de pontos (12 ou 24) ganha a partida. Caso ambos os times passem do total de pontos na mesma mão, ganha aquele que obtiver a pontuação mais alta.

Truco

A grande característica e provavelmente o maior motivo da popularidade do jogo, é o chamado Truco. Truco é o pedido de "aumento de aposta". A rodada que inicialmente vale 1 ponto pode passar a valer até 4 pontos.

Quando um jogador pede Truco, o adversário pode:

Quando um jogador pede Retruco, o adversário pode:

Quando um jogador pede Vale 4, o adversário pode:

O Truco pode ser pedido em qualquer momento da partida. Contudo, apenas o time adversário pode pedir o aumento da aposta. Por exemplo, caso um jogador peça Truco e seu adversário aceite o pedido, apenas o próprio adversário poderá pedir Retruco durante o restante da mão.

Os pontos de Truco são dados ao ganhador da mão.

Envido

A disputa de Envido é o grande diferencial do Truco Gaudério para as demais modalidades de Truco e é basicamente mais uma forma de aumentar o valor da aposta da mão.

Ao contrário dos pontos de Truco, os pontos de Envido não são dados ao ganhador da mão. O Envido é uma disputa paralela que tem como base a soma do valor das cartas de cada jogador.

As cartas valem pelo número indicado, isto é: o Ás vale um ponto, o 2 vale dois pontos, o 3 vale três e assim por diante, até o 7. As cartas com figuras (10, 11 e 12) valem zero pontos. Além disso, a combinação de duas cartas do mesmo naipe dá direito a uma bonificação de vinte pontos, que deverão ser somados ao valor dessas duas cartas.

Exemplo: As três cartas na mão do jogador são: Ás de copas, 7 de copas e 6 de paus. Esse jogador tem duas cartas do mesmo naipe (20 pontos) mais 1 (Ás), mais 7 (sete), portanto possui 28 pontos.

A pontuação mais alta é 33 (6 e 7 do mesmo naipe) e a mais baixa com cartas do mesmo naipe é 20 (duas figuras).

Se todas forem de naipes diferentes, vale como pontuação o valor da mais alta. Exemplo: O jogador possui ás de paus, três de espadas e quatro de ouros, portanto possui 4 pontos.

O Envido pode ser pedido apenas na primeira rodada de uma mão e o jogador não pode ter jogado nenhuma carta na mesa. Apesar de todos os jogadores participarem da disputa, em partidas com quatro jogadores, o Envido pode ser pedido apenas pelos dois últimos jogadores de uma rodada.

Quando um jogador pede Envido, o adversário pode:

Quando um jogador pede Real Envido, o adversário pode:

Quando um jogador pede Real Envido como resposta a um pedido de Envido, o adversário pode:

Quando um jogador pede Falta Envido, o adversário pode:

Quando um jogador pede Falta Envido como resposta a um pedido de Real Envido, o adversário pode:

Flor

A Flor é um caso especial de Envido em que um jogador tem três cartas do mesmo naipe e anula qualquer pedido de Envido, Real Envido ou Falta Envido feito anteriormente ou que alguém queira fazer.

O jogador que tiver uma Flor é obrigado a iniciar a disputa. Caso nenhum adversário tenha Flor, a disputa se encerrará imediatamente com a vitória do jogador que a iniciou. Ele ganhará 3 pontos. Caso o adversário também tenha Flor, os pontos são disputados da mesma maneira que no Envido.

Quando um jogador pede Flor e o adversário também tem Flor, ele pode: